quarta-feira, 10 de março de 2010

Primeiro passo-a-passo: sachê de sagu

Olá!

Sempre que passo por um shopping em Niterói, RJ, ficava curiosa para saber como se faz aqueles sachêzinhos perfumados.

Navegando por aí, encontrei um blog legal que explica, passo-a-passo a confeccionar esses sachês de sagu perfumados. O link dele é esse aqui: http://croche-artesanato-e-ideias.blogspot.com/2008/11/aromatizante-de-ambiente-e-sach-de-sagu.html.


* Materiais:

- 500 grs de sagu
- 100 ml de álcool de cereais
- 20 ml de essência 
- Corante cosmético
- Bacia plástica
- Colher 
- Saquinhos de filó, organza, tecido, etc
- Fita de cetim
- Flores de aplique

* Modo de Fazer:

- Prepare primeiro o líquido, misturando o álcool de cereais, a essência, o corante e o fixador. Despeje no borrifador e deixe descansar por 24 horas. 


- Coloque o sagu no tabuleiro de modo que o mais espalhado possível (por isso é importante que seja grande). Borrife o líquido aos poucos e vá misturando com a espátula.
Mas aqui vai a dica: atenção com o corante. Corantes alimentícios costumam ser mais fortes do que os específicos para artesanato e sabonetes. Portanto, se usar o alimentício, use menos no líquido e vá controlando a cor após borrifar. 


- Espere secar um pouquinho e então corrija a cor até o ponto que desejar. Durante a secagem, que leva algumas horas, observe e mexa quando necessário, para que a cor não se concentre somente em alguns lugares. Quando seco, a cor costuma ficar um pouco mais forte.

- Corte o tecido em círculos de 15 centímetros aproximadamente. Com uma colher, coloque uma quantidade não muito grande do sagu no centro do tecido (se colocar muito, ficará muito grande e então o aspecto não será tão delicado e muito pequeno também fica sem graça). 


- Corte a fita em pedaços de 10-15 cm e use-a para amarrar o tecido, deixando sobra para dar o laço que receberá a flor. Laços prontos, corte os excessos da organza no topo, deixando o mais nivelado possível. 

Aqueça a cola quente (ou cola de tecido) e em seguida fixe cada rosinha no nó dos laços. 


Espero que tenham gostado! E se quiser saber de outro pap, é só pedir que a gente posta aqui!

0 comentários:

Postar um comentário